Um governo democrático, consequentemente transparente e popular, só poderia agir como está agindo o atual por intermédio da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano: com ética, responsabilidade e seriedade.

A prova está aí, mais uma vez, no concurso público nacional que lançamos em conjunto com o Instituto de Arquitetos do Brasil no Distrito Federal para selecionar projetos arquitetônicos e urbanísticos de implantação de três novos parques de lazer no Gama, em Sobradinho e no Paranoá, um Centro de Exposição Agropecuária em Planaltina e a reforma do edifício-sede da nossa secretaria no Plano Piloto.

Se antes obras como essas e iniciativas desse porte eram restritas e quase escondidas, provocando dúvidas e questionamentos sem fim, hoje a sociedade é uma aliada importante, diria mesmo imprescindível, para os programas e as ações governamentais que direta e indiretamente lhe dizem respeito.

Queremos ideias novas, procuramos parcerias de futuro, temos como objetivo primordial e principal mobilizar a sociedade brasiliense em favor dela mesma, permitindo que ela assuma o seu papel de protagonista indispensável na construção e na preservação da cidade.

O concurso público lançado pela Sedhab e o IAB-DF é um exemplo, um instrumento.

Inovadora desde o seu nascimento, graças à genialidade revolucionária dos mestres Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, agora a capital da República que se transformou em patrimônio cultural da humanidade tem mais uma chance e uma nova oportunidade de mostrar, provar, estar sempre à frente do tempo e da história.

Com qualidade de vida, com crescimento sustentável, com preservação do meio ambiente e principalmente, essencialmente, com a responsabilidade social que o Brasil precisa e merece.

Geraldo Magela

Secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal